sexta-feira, 1 de novembro de 2013

John Titor: Visitante do Futuro ou Troll da Internet?

"Tempo, devorador de todas as coisas"
Seria possível viajar no tempo? Esta pergunta vem fascinando a humanidade desde a publicação do romance "A Máquina do Tempo" (1895), obra prima do britânico Herbert George (H.G.) Wells.

Desde então, as viagens temporais se tornaram tema recorrente na literatura fantástica e no imaginário popular, dando origem inclusive a um sem número de lendas urbanas, como a história que iremos relatar a seguir.

O Mistério de John Titor


Em novembro de 2000, os frequentadores do fórum online de um tal "Time Travel Institute" começaram a perceber alguns posts estranhos de um usuário registrado sob o login "TimeTravel_0", mais tarde identificado sob o nome/pseudônimo de "John Titor".

Inicialmente, eram postagens curtas limitadas ao conceito teórico da viagem no tempo. Depois, a história  foi se tornando cada vez mais elaborada: em suas postagens, Titor afirmava ser um soldado norte-americano do ano 2036 que estaria em visita ao passado como parte de um projeto governamental.

Segundo ele, em 2036 a Terra estaria (ou estará, depende do ponto de vista) em ruínas devido a uma devastadora guerra nuclear. Além da perda de bilhões de vidas, muito pouco teria restado em termos de informática. Pior que isso: em 2038 todos os sistemas computacionais que sobreviveram à hecatombe estariam prestes a sofrer grandes danos com o "Bug do ano 2038".

IBM 5110 contra Y2K38


Achou que era tudo conversa fiada? Acontece que Titor fala de um problema REAL. Também conhecido como "Y2K38", o bug ao qual o viajante se refere poderá ocorrer devido a uma falha na forma com que as datas são codificadas em boa parte dos computadores atuais.

Sabe como é, antigamente, memória de computador era artigo de luxo. Alguém se lembra do "Bug do Milênio" (Y2K)?  Bem, o Y2K38 seria algo bastante parecido, só que desta vez ficaria impossível a representação computacional de datas posteriores a 19 de janeiro de 2038!

Nosso suposto viajante do tempo teria portanto retornado até o ano de 1975 com o intuito de obter um computador modelo IBM 5100, uma máquina pequena e relativamente barata com a capacidade de executar sistemas desenvolvidos para mainframes através de um emulador.
Este computador seria utilizado para  "debugar" os sistemas legados (softwares antigos e complexos que continuam sendo utilizados mesmo depois de décadas) que se perderiam com o bug do ano 2038, salvando os norte-americanos do futuro de um possível apagão computacional.

Um detalhe divertido: Titor teria sido selecionado para o projeto por ser neto de um funcionário da IBM envolvido no desenvolvimento do 5100.

Cumprida a missão primária, Titor estaria fazendo um "pit stop" no ano 2000 para visitar sua família e obter fotos que seriam perdidas na guerra que viria.

Mas... e os Paradoxos?


Titor afirmou estar hospedado na casa dos seus pais em Tampa, Florida. Ele estaria convivendo bem de perto com sua versão mais jovem, que em 2000 seria um garotinho com dois anos de idade. Ao ser questionado sobre a possibilidade de um paradoxo temporal causado por sua "despreocupada" visita, John fez a seguinte afirmação:

"Todo paradoxo é impossível. A teoria de Everett-Wheeler-Graham (ou dos múltiplos mundos) está correta. Todos os possíveis estados quânticos, eventos, possibilidades e resultados são reais, eventuais, e estão ocorrendo. As chances de todas as coisas acontecerem em algum lugar, durante algum tempo no superverso é de 100%."

Desta forma, ao "alterar o passado", Titor estaria criando um universo diferenciado, algo como uma "linha temporal" à parte (ou "worldline").  Sua suposta "máquina do tempo" seria então capaz de encontrar sua "linha de mundo" original com relativa precisão, o que garantiria ao viajante um retorno seguro.

DeLorean é para os fracos


Em suas postagens, John Titor publicou diversas fotografias "Polaroid" de sua suposta máquina do tempo, bem como alguns desenhos esquemáticos e fotocópias de  manuais de operação. 

A "máquina" se chamaria Gravity Distortion Time Displacement Unit ("Unidade de Distorção Gravitacional para Deslocamento Temporal", ou simplesmente C204) e teria sido produzida pela General Electric sob encomenda do exército americano. Curiosamente, a unidade estaria montada (a guisa de disfarce?) a bordo de um estiloso conversível Chevrolet Corvette ano 1967. 

De acordo com Titor, a unidade C204 funcionaria através da manipulação do campo gravitacional criado por duas micro-singularidades (ou "mini buracos negros") artificiais confinadas sob poderosos campos magnéticos com o objetivo de abrir wormholes entre dois pontos distintos no espaço-tempo.

A C204 teria um "raio de atuação" limitado em 60 anos. Saltos temporais realizados além deste limite teriam grandes chances de enviar o viajante para pontos desconhecidos do tempo-espaço...

Compartilhe e deixe um nerd contente!  
comments powered by Disqus