terça-feira, 17 de setembro de 2013

Como rodar jogos antigos no DOSBox sem traumas!

Você é um dinossauro da informática e ainda se lembra dos comandos do MS-DOS? Se a resposta é “sim”, é provável que você ainda tenha uma porção de jogos para DOS “abandonados” em alguma caixa empoeirada. O triste é que a grande maioria dos games desenvolvidos para a plataforma MS-DOS simplesmente não roda nas modernas versões do Windows. Se você usa Linux, então sem chance.

Mas… será mesmo? Você quer dar vida nova aos jogos que estão no fundo do seu baú digital? Nisso entra o DOSBox, um emulador de MS-DOS feito sob medida para essa função – e o melhor, ele roda tanto no Windows como no Linux. Vamos agora à receita do bolo!



1) Onde obter: Baixe a última versão do DOSBox para a sua plataforma na página oficial de downloads do projeto e instale o pacote. Não entraremos em detalhes sobre a instalação, pois cada plataforma tem suas particularidades.

2) Executar o DOSBox:
  • No Windows é só clicar duas vezes no ícone que aparece em seu desktop.
  • No Linux, você também pode clicar no ícone, mas é bem legal chamá-lo em uma janela de terminal ao digitar o comando “dosbox”.

Ao rodar o programa, você verá uma tela como esta:
Repare que é “montado” automaticamente um disco “Z:”. Se você utilizar o comando “dir” (assumimos que você conhece os comandos do DOS), vai surgir uma lista de arquivos de sistema – command.com, autoexec.bat e outros velhos conhecidos.
3) Montar o drive c: Se você é macaco velho de DOS, deve estar se perguntando onde está o tal do “Drive C”. Calma, garoto, agora vamos resolver este problema. Você precisará MONTAR uma pasta para ser o seu disco principal. Faça o seguinte. Crie um diretório “Dosgames” e lá grave seus jogos prediletos (busque usar pastas com nomes de até 8 caracteres).
  • No Windows, “C:\Dosgames”.
  • No Linux (testei no Ubuntu), o caminho poderia ser algo como “/home/Usuario/Dosgames”.
Agora, vamos montar o diretório.
  • No Windows: mount c c:\Dosgames
  • No Linux: mount c /home/Usuario/Dosgames (onde “Usuário” é a sua pasta pessoal, claro)
4) Hora da Diversão: Para acessar o drive “C:” que você montou, digite “c:” e pressione . Se você der um “dir”, verá a listagem dos diretórios. No meu caso, vou jogar uma partida de “Duke Nukem 3D” (que me trouxe horas e horas de diversão nos idos de 1996).
5) Montar automaticamente no AUTOEXEC.BAT: Provavelmente você não vai querer montar o drive “c” manualmente toda vez que for rodar o DOSBox, então vamos agora aprender a fazê-lo pelo arquivo “autoexec.bat”.
  • No Windows: crie um arquivo texto com o “notepad”, cole nele as linhas abaixo e grave-o na pasta C:\Arquivos de programas\DOSBox-X.XX (substitua o X.XX pela versão do seu DOSBox) com o nome de “dosbox.conf”.
[autoexec]
@ECHO OFF
SET BLASTER=A220 I7 D1 H5 T6
MOUNT C C:\DOSGAMES
C:
  • No Linux: abra o DOSBox, e no prompt “Z:” digite o comando “CONFIG -writeconf dosbox.conf”. O “dosbox.conf” vai surgir no seu diretório de usuário. Abra-o com o seu editor de texto simples preferido e cole as linhas abaixo no final do arquivo (após a tag [autoexec]).
[autoexec]
@ECHO OFF
SET BLASTER=A220 I7 D1 H5 T6
MOUNT C /home/Usuario/Dosgames
C:
Quando você rodar o DOSBox, você verá que o drive “C:” vai ser montado automaticamente.

6) Frontend? Isso é para os fracos! Existem diversos frontends que facilitam o uso do DOSBox, mas como somos adeptos do “faça você mesmo”, lá vem nossa proposta: que tal aprender a criar um ícone bonitão para rodar automaticamente o seu jogo em tela cheia, sem ter que usar comandos?



Primeiramente, dê uma “googlada” para achar um ícone bem maneiro. Este aqui do Duke Nukem eu achei no IcoMania, mas existem milhares de sites com conteúdos similares. 

  • No Windows: crie um atalho e coloque a seguinte linha de comando: 
“C:\Arquivos de programas\DOSBox-0.73\dosbox.exe” c:\DOSGAMES\DUKE3D\DUKE3D.EXE -noautoexec -noconsole -fullscreen -exit 

  • No Linux: aqui eu usei o Ubuntu, mas o princípio é o mesmo para todos… crie um “lançador” para o jogo com a seguinte linha: 
dosbox /home/Usuario/Dosgames/DUKE3D/DUKE3D.EXE -noautoexec -noconsole -fullscreen -exit 
Depois… é só configurar o arquivo do ícone no atalho/lançador e rodar o jogo numa boa!


Observação: Este tutorial foi publicado originalmente em 2009 no extinto e saudoso blog Geeknologia, e foi reproduzido no Nerd Forever com autorização expressa do autor!
comments powered by Disqus