quinta-feira, 5 de setembro de 2013

LIVRO: Gladiator, o primeiro de todos os Super-heróis

Esta história você já conhece: nascido com força descomunal e pele invulnerável, nosso herói é criado em uma cidadezinha do interior por pais conservadores que lhe instruem a nunca revelar seus poderes a ninguém (o que evitaria perseguições a si mesmo e à sua família). Ele também aprende a nunca usar sua força com propósitos egoístas e — talvez por nunca revidar aos valentões de plantão — acaba até mesmo sofrendo bullying na escola.

Capa da primeira edição (1930)
Se você acha que estamos falando do jovem Clark Kent, saiba que você está redondamente enganado. O herói da vez é Hugo Danner, protagonista do romance “Gladiator”, do norte americano Philip Gordon Wylie. Publicado em 1930, este livro é considerado por muitos como o grande precursor do gênero dos super-heróis “científicos” ao apresentar pela primeira vez na história um personagem geneticamente modificado. 

Jerry Siegel, parceiro de Joe Shuster na criação do Superman, sempre assumiu publicamente que Gladiator fora uma de suas maiores influências — as outras foram Doc Savage, o mitológico Hércules e, diretamente das páginas da Bíblia, o poderoso Sansão. 

O Herói — Hugo Danner é filho de um professor de ciências que, durante 14 anos de pesquisas particulares, desenvolveu um soro capaz de melhorar o funcionamento do organismo humano. A tal fórmula, ao ser aplicada diretamente no ventre da mãe de Hugo durante a gravidez, causou no feto radicais transformações físicas. 

Em uma clara referência mitológica, o bebê nasce no dia do Natal e logo de cara destrói acidentalmente o próprio berço. Aos seis anos, Hugo já é capaz de levantar seis toneladas e aos dez se diverte arrancando árvores pela raiz.Na idade adulta, o herói passa por diversas aventuras, alistando-se inclusive na Legião Estrangeira e engajando-se na Primeira Guerra Mundial, onde sua pele invulnerável viria a calhar.

Após muitas reviravoltas e frustrado com os resultados obtidos na luta contra o mal, Danner chega até mesmo a cogitar a criação de uma raça de seres semelhantes a si para assim “limpar o mundo de todos os males”. Para a sorte de todos, ele logo desiste de seu intento. 

Ficou interessado? Se você lê em inglês, saiba que Gladiator já é de domínio público, e o ebook já pode ser baixado livremente no Gutemberg Project.
Primeira aparição do herói nos quadrinhos (1976),
pelas mãos da dupla Roy Thomas e Tony DeZuniga.
comments powered by Disqus